sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PRESIDENTE LULA INAUGURA 9 CAMPI DO IFSP

Na segunda-feira, 1º de fevereiro DE 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, de forma simultânea, 78 escolas federais de educação profissional do país, sendo nove do Instituto Federal de São Paulo.

Entre os presentes à cerimônia, que foi realizada em Brasília, estavam o vice-presidente da República, José de Alencar, os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec), Eliézer Pacheco e a diretora do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Consuelo Aparecida Sielski Santos.

A cerimônia teve início com o depoimento da aluna do curso técnico integrado em Ferrovias, do Instituto Federal do Espírito Santo, Bianca Silva Santana, que, ao representar os estudantes da Rede Federal do país, falou sobre expansão da oferta dos cursos profissionalizantes, diante das exigências do mundo globalizado. Durante a fala, a aluna comparou a rede de ensino profissionalizante do país a um trem, a escola a um vagão, os alunos, aos passageiros. “Nilo Peçanha foi o primeiro maquinista, em uma locomotiva com 18 vagões”, fazendo alusão ao presidente da República de 1909, que inaugurou as Escolas de Aprendizes e Artífices (18 unidades).

Para receber as placas de inauguração das mãos do presidente Lula, compareceram o reitor do IFSP, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, os diretores-gerais dos campi Bragança Paulista, Francisco Gayego Filho, Campos do Jordão, Evânia Sabará Leite Teixeira e São Roque, Edson D’Ávila. O diretor do Campus Salto, José Antônio Neves, participou da solenidade representando os campi Boituva e Capivari, e o pró-reitor de Extensão Garabed Kenchian, recebeu as placas dos campi Birigui, Catanduva, Itapetininga e Piracicaba. Estiveram presentes também os prefeitos das cidades de Bragança Paulista, Boituva, Capivari, Birigui, Catanduva e Itapetininga.

Os novos campi

As novas escolas são fruto da política de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, implementadas em 2005. Outras 99 estão em obras e devem estar prontas até o final de 2010. O número total de escolas de educação profissional chegará a 380 até o final do ano e mais de 500 mil vagas. Os investimentos ultrapassam R$ 1,1 bilhão.

s escolas inauguradas representam um investimento inicial de R$ 175 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário. Das 78 unidades, 32 já estão em funcionamento, com mais de 8 mil estudantes matriculados. Quando estiverem em pleno funcionamento, as escolas poderão atender juntas quase 100 mil alunos com cursos técnicos de nível médio, licenciaturas e superiores de tecnologia.

Um comentário:

  1. Quem é o responsável por atualizar o blog? Sou do G1 noturno e gostaria de colaborar, costwill@yahoo.com meu contato.

    Willian

    ResponderExcluir